sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CONFRESA – MT, DE OLHO NOS MANANCIAIS

       III ENCONTRO DAS A.P.PS
          

A Secretria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Cultura de Confresa, numa parceria iniciada há 03 anos com a Secretaria Municipal de Agricultura e Ambiente, FORMAD-Fórum Matogrossense de meio Ambiente e Desenvolvimento; ISA-Instituto Socioambiental; ATV-Associação Terra Viva; CPT- Comissão Pastoral da Terra, ICV-Instituto Centro e Vida, tem buscado dinâmicas que viabilizem cuidados e respeito pela natureza em geral, com olhar especial para as A.P.Ps- Áreas de Preservação Permanente.
O I e II Encontro relacionado à temática, aconteceram em 2008 e 2009, respectivamente, na sede do município, no qual os  participantes, educadores, alunos e comunidade em geral, somavam em média 75% moradores na área urbana. 
Nos dias 22 e 23 de agosto de 2010, aconteceu o III Encontro  das A.P.Ps, no qual o  palestrante foi o Engenheiro Florestal Durval Rezende, doutorando e professor da UNIC- universidade de Cuiabá, que trouxe como temática, A Dinâmica do Ciclo Hidrológico.
Este evento  foi sediado pela comunidade da Vila Novo Planalto, localizada no P.A. fartura, às margens da MT 437, km 35. Realizá-lo na área rural foi o diferencial, pois o público participante, em maioria, foi  pessoas que vivem, moram, trabalham e vivenciam a realidade do campo e sofrem mais com  as mudanças climáticas que provocam variados prejuízos, relacionadoas as atividades que desempenham como: plantio, colheita, criação de espécies animais.
















           O Publico presente contribuiu participando ativamente dos debates e encenações, ministradas e orientadas por Solange Pereira ( coordenadora do.FORMAD) e Florinda Abadia (Assessora de Ciências naturais da SMEELC), sobre as áreas de proteção ambiental, formas de recuperação de áreas degradadas e fizeram o registro pictográfico de suas propriedades rurais, observando os limites e as relações de vizinhança.


           Os parceiros da ATV e CPT, Valdo, Claudinha e Rodrigo, vindos de Porto Alegre do Norte-MT, ministraram a oficina plantio direto e “Muvuca de Sementes”  a qual foi um sucesso, pois a maioria dos participantes trouxeram sementes nativas e cultivadas, variadas, diversos frutos como caju, baru, murici do Pará, abacaxi, limão, coco, manga, bacaba, buriti, laranja,cana, mandioca, banana e outras, provando que no cerrado “tudo que planta dá”, experiência comprovada pelos senhores Anastácio e Silvestre agricultores e praticantes de atitudes e técnicas agroecológicas.
 










           
              Muitos convidados vieram prestigiar o evento: professores e alunos do IFMT-Instituto Federal de Mato Grosso (núcleo de Confresa), representante do Prev-Fogo (IBAMA), educadores e  alunos dos Sistemas Municipal e Estadual de Ensino, comunidade em geral e associações. Ficou também registrada a visita de professores da UnB-Universidade de Brasília, Lucas, Andreia e outros  pesquisadores sobre MudançasClimáticas.












 










     



         A Secretária de Educação e Vice-prefeita Terezinha de Jesus Aires Duarte, disponibilizou seus assessores pedagógicos para auxiliarem os palestrantes e fazerem o registro escrito e fotografado, necessários.





















         


        O Prefeito Gaspar Domingos Lazzari deu total apoio viabilizando transporte para todo o público convidado e complementou os recursos financeiros, para a alimentação, cumprindo uma  parceria com o FORMAD.
Foi um sucesso. Veja fotos.
 








































 
                                                                    Relatora: Proª. Florinda Abadia Souza
                                                                    Assessora de Ciências Naturais/SMEELC

Nenhum comentário:

Postar um comentário