sábado, 16 de outubro de 2010

BRINCAR, ESTUDAR, VIVER...TRABALHAR, SÓ QUANDO CRESCER


É "dever da família, da sociedade e do Estado assegurar á criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, segundo preconiza o art. 227, “caput” da constituição Federal.
É também através dos educadores que se tem a formação e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e a necessidade de um maior engajamento dos profissionais da educação no processo de conscientização da sociedade para a erradicação do Trabalho Infantil.
Pensando em desenvolver um trabalho cujo objetivo geral o fortalecimento das políticas públicas de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente a Secretaria Municipal de Educação fez uma parceria com o Ministério Público do Trabalho de São Felix do Araguaia.
Primeiramente houve a capacitação com todos os diretores, coordenadores, um professor das séries iniciais e um das séries finais do Ensino Fundamental de Nove Anos, com o objetivo de sensibilizá-los, envolve-los e passar para os demais profissionais da educação;
Em seguida a distribuição de materiais de apoio pedagógico sobre a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente;
Estudo e produção de tarefas escolares, pelos alunos, sobre os temas objeto da cartilha “Brincar, Estudar, Viver...Trabalhar só Quando Crescer”;
Segue abaixo algumas das atividades desenvolvidas pelas escolas do município de Confresa.


Escola Municipal Vida e Esperança
   
  


Escola Municipal Vila Tapiraguaia
 


Escola Municipal Pau Brasil


Escola Municipal Tancredo Neves


Escola Municipal Valdemiro Nunes de Araújo 
 

A SMEELC agradece a todos pela participação
       
Relatora: Dahyana Cristine Duarte
Asses. Pedag. de Ciênicas Humanas e Sociais.




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